sábado, 24 de novembro de 2012

Flipipa - Festival Literário da Pipa RN

 
 

Flipipa: autores vão se reunir para homenagem a Luís Fernando Veríssimo

 
A emoção tomou conta da primeira noite do Festival de Literário da Pipa - Flipipa, ontem (22). Escritores presentes e amigos de Luís Fernando Veríssimo lamentaram a ausência do autor, que se encontra ainda hospitalizado em Porta Alegre por conta de uma infecção. Seu quadro é grave. Para tentar suprir a ausência do mestre da crônica brasileira, eles preparam uma homenagem para o encerramento do sábado (24), às 20h30. 

Na atividade, vários autores vão ler textos, crônicas e discutir a obra de Veríssimo, incluindo a participação do mediador, o jornalista Cassiano Arruda Câmara. Segundo Zuenir Ventura, amigo de Veríssimo, a homenagem "é algo que ele vai curtir muito quando se recuperar".
Flipipa Prossegue nesta sexta-feira (23) com as mesas literárias "Itajubá e o Exílio", com Mayara Costa e Lívio Oliveira; "Ficção, um experimento literário", com Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Carmen Vasconcelos; às 19h30 o irreverente escritor Reinaldo Moraes debate "À margem, na literatura brasileira", com Mário Ivo Cavalcanti; e termina com Sérgio Sant'Anna e Rafael Galo com o tema "Narrativas de amor e Arte".

O sábado abre às 17h30 em clima de Luiz Gonzaga. O escritor Bené Fonteles, autor da obra "O Rei e O Baião", conversar sobre a poética musical do Velho Lua, tendo como interlocutores o pesquisador pernambucano Paulo Vanderley e o diretor do museu do vaqueiro Marcos Lopes. Às 18h30 quem sobre ao palco para debater sobre a dramaturgia no universo de Jorge Amado é o veterano ator Nelson Xavier, que já protagonizou mais de 30 filmes e algumas dezenas de personagens nascido no universo literário. Com ele estarão Vicente Serejo e o diretor de teatro Henrique Fontes. "Romance, História e Poesia" serão os temas da mesa de Ana Miranda com o poeta potiguar Napoleão de Paiva Souza. O encerramento será com o bate-papo dos autores em torno da obra de Veríssimo.
Fonte :Tribuna do Norte


 
 24/NOVEMBRO, SÁBADO

16h — CAMINHADA LITERÁRIA - Baía dos Golfinhos até SPA da Alma (3km) Caminhada organizada por Fernanda Bauernan e Ana Brito com participação da comunidade, escritores, aberta a interessados. Leituras e oralizações durante o percurso.

16h30 — Encenação de SUA INCELENÇA, RICARDO IIII (Direção Gabriel Vilela/ Clowns de Shakespeare)

17h00 — Sarau musical.Confraria do Choro de Natal e Oficina do choro Solar Bela Vista

17h30 – Tenda Literária
MESA 9: “LUIZ GONZAGA: UMA POÉTICA MUSICAL”.
Com Bené Fonteles (PA), Paulo Vanderley (PE) e Marcos Lopes (RN)

18h30 — Tenda Literária
Mesa 10: “A DRAMATURGIA NO UNIVERSO DE JORGE AMADO”
Com: Nelson Xavier (SP), Vicente Serejo (RN) e Henrique Fontes (RN)

19h30 — Tenda Literária
Mesa 11 : “ROMANCE, HISTÓRIA E POESIA”
Com Ana Miranda (CE) e Napoleão Paiva Souza (RN)

20h30 — Tenda Literária
Mesa 12 : ‘LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO POR ELE MESMO’
Com: Luís Fernando Veríssimo (RS) e Cassiano Arruda Câmara (RN)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário