quarta-feira, 3 de abril de 2013

BOM JESUS UM POUQUINHO DE SUA HISTÓRIA -PARTE l

        

Bom Jesus - RN - 51 Anos em 2013

              
                          O povoamento teve início com a doação de uma sesmaria ao padre José Vieira Afonso, que incluía toda a área ao redor da Lagoa da Panela. Em 1820, seus direitos de posse foram dados a Félix do Rego Barros e Lagoa da Panela passou a se chamar Capoeiras, só voltando ao seu nome original depois de muitos anos. Segundo Ferreira Nobre, em 1877, Panelas era um povoado com policiamento e feira. A comunidade permaneceu com o nome Panelas até 1936, quando a Lei Estadual n° 31 mudou o nome para Bom Jesus. No dia 11 de maio de 1962, através da Lei n° 2.794, Bom Jesus desmembrou-se de Senador Elói de Souza e tornou-se um novo município.

                                       O Povoamento de Bom Jesus teve sua origem ás margens da Lagoa de Panelas, situada nas terras de Capoeira; segundo Camara Cascudo, pertencente ao Padre Antonio Vieira, também proprietário das terras de Anta Esfolada, hoje, Nova Cruz.
O inicio da povoação se deu com a chegada de um caboclo chamado Cornélio Tavares e sua Familia, que se instalaram ás margens da Lagoa, para fabricação de panelas de barro e outros utensílios; que comercializavam ali mesmo. Por isso a denominação da Lagoa de Panelas, originando posteriormente o povoado das Panelas.
O Povoado cresceu e recebeu o nome de Bom Jesus, por sugestão do Frei Damião de Bozzano, bem como, pertenceu a outros municipios como, Macaiba e Senador Eloi de Souza, conhecido na época como Caiada de Baixo, sendo desmembrado de Caiada em 11 de Maio de 1962. Pelo Decreto-Lei de Nº 2.794 que criou o novo municipio.
Para administrar o novo municipio de Bom Jesus, foi nomeado, pelo Governador do Estado, o Senhor Aluisio Alves a pessoa de Aristeu Ramalho Leite. Este permaneceu no Cargo até a realização da Eleição de 07 de Outubro de 1962.

Fonte:blog Bom Jesus no mundo e fotos do facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário