sábado, 24 de novembro de 2012

Flipipa - Festival Literário da Pipa RN

 
 

Flipipa: autores vão se reunir para homenagem a Luís Fernando Veríssimo

 
A emoção tomou conta da primeira noite do Festival de Literário da Pipa - Flipipa, ontem (22). Escritores presentes e amigos de Luís Fernando Veríssimo lamentaram a ausência do autor, que se encontra ainda hospitalizado em Porta Alegre por conta de uma infecção. Seu quadro é grave. Para tentar suprir a ausência do mestre da crônica brasileira, eles preparam uma homenagem para o encerramento do sábado (24), às 20h30. 

Na atividade, vários autores vão ler textos, crônicas e discutir a obra de Veríssimo, incluindo a participação do mediador, o jornalista Cassiano Arruda Câmara. Segundo Zuenir Ventura, amigo de Veríssimo, a homenagem "é algo que ele vai curtir muito quando se recuperar".
Flipipa Prossegue nesta sexta-feira (23) com as mesas literárias "Itajubá e o Exílio", com Mayara Costa e Lívio Oliveira; "Ficção, um experimento literário", com Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Carmen Vasconcelos; às 19h30 o irreverente escritor Reinaldo Moraes debate "À margem, na literatura brasileira", com Mário Ivo Cavalcanti; e termina com Sérgio Sant'Anna e Rafael Galo com o tema "Narrativas de amor e Arte".

O sábado abre às 17h30 em clima de Luiz Gonzaga. O escritor Bené Fonteles, autor da obra "O Rei e O Baião", conversar sobre a poética musical do Velho Lua, tendo como interlocutores o pesquisador pernambucano Paulo Vanderley e o diretor do museu do vaqueiro Marcos Lopes. Às 18h30 quem sobre ao palco para debater sobre a dramaturgia no universo de Jorge Amado é o veterano ator Nelson Xavier, que já protagonizou mais de 30 filmes e algumas dezenas de personagens nascido no universo literário. Com ele estarão Vicente Serejo e o diretor de teatro Henrique Fontes. "Romance, História e Poesia" serão os temas da mesa de Ana Miranda com o poeta potiguar Napoleão de Paiva Souza. O encerramento será com o bate-papo dos autores em torno da obra de Veríssimo.
Fonte :Tribuna do Norte


 
 24/NOVEMBRO, SÁBADO

16h — CAMINHADA LITERÁRIA - Baía dos Golfinhos até SPA da Alma (3km) Caminhada organizada por Fernanda Bauernan e Ana Brito com participação da comunidade, escritores, aberta a interessados. Leituras e oralizações durante o percurso.

16h30 — Encenação de SUA INCELENÇA, RICARDO IIII (Direção Gabriel Vilela/ Clowns de Shakespeare)

17h00 — Sarau musical.Confraria do Choro de Natal e Oficina do choro Solar Bela Vista

17h30 – Tenda Literária
MESA 9: “LUIZ GONZAGA: UMA POÉTICA MUSICAL”.
Com Bené Fonteles (PA), Paulo Vanderley (PE) e Marcos Lopes (RN)

18h30 — Tenda Literária
Mesa 10: “A DRAMATURGIA NO UNIVERSO DE JORGE AMADO”
Com: Nelson Xavier (SP), Vicente Serejo (RN) e Henrique Fontes (RN)

19h30 — Tenda Literária
Mesa 11 : “ROMANCE, HISTÓRIA E POESIA”
Com Ana Miranda (CE) e Napoleão Paiva Souza (RN)

20h30 — Tenda Literária
Mesa 12 : ‘LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO POR ELE MESMO’
Com: Luís Fernando Veríssimo (RS) e Cassiano Arruda Câmara (RN)
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ABERTURA DA FESTA DO PADROEIRO DE BOM JESUS

                                13 de Novembro aconteceu a Abertura da Festa do Sagrado Coração de Jesus em Bom Jesus-RN, o corpo de Bombeiros sob o comando da Tenente Denise Figueiredo conduziram a imagem do Sagrado Coração de Jesus  que saiu do distrito vizinho de Cajazeiras em carreata até chegar em Bom Jesus e andar nas ruas   o palco foi  instalado na Praça Padre João Maria onde foi realizada a Celebração Eucarística.O povo aprovou encantado com a organização da festa e teve presença marcante de autoridades da cidade,bem como a população.
Foto retirada do blog 100% Bom Jesus







quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DIVULGADO GABARITO DO ENEM


        
  MEC divulga gabaritos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame deve ser publicado no dia 28 de dezembro. O Enem 2012 teve recorde de inscritos, 5.791.290, e registrou abstenção de 27,9%. Ou seja, mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova.O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem
 Este exame tem como objetivo avaliar a qualidade  do Ensino Médio em todo território nacional, além de ter ser resultados utilizados por muitas universidades públicas, sonho da maioria dos vestibulandos, para permitir o acesso do aluno ao ensino superior público gratuito.
Os que conquistarem uma boa colocação poderão se inscrever no ProUni, Programa Universidade para Todos, para disputar uma possível bolsa no Ensino Superior público através do SISU, Sistema de Seleção Unificada, dependendo também das vagas disponíveis para o curso que a pessoa deseja se formar.

Consultar notas

Para consultar sua nota, acesse o site do Ministério da Educação, MEC, e clique no banner do ENEM. Você poderá consultar o resultado de duas formas: informando o ano no qual realizou o exame, seu CPF e sua senha cadastrada ou informando apenas o número de sua inscrição e senha.

Aprovação

 

Não há um meio de saber por sites se você foi aprovado ou não porque este exame não reprova ninguém. O que é possível saber é a sua nota total. Calcule todas as notas do ENEM que obteve, incluindo a da redação e divida por 5, número que corresponde a quantidade de provas mais a redação. Você poderá considerar uma boa nota se esta foi maior que 500. Se seu resultado for positivo, inscreva-se no site do SISU e no site do ProUni para entrar na lista de bolsa de estudos em faculdades públicas.
Preste atenção nas etapas de inscrições e se for sorteado, vá o quanto antes garantir a sua vaga na universidade. Conquistas desse tipo devem ser agarradas com unhas e dentes. Aproveite!
Dicas retirado do BLOGBRASIL

domingo, 4 de novembro de 2012

SANTA CRUZ É ATRAÇÃO TURÍSTICA RELIGIOSA

Santa Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 115 km da capital do estado Natal, a qual se liga através da BR-226. O municipio é mais conhecido por ser terra do Alto de Santa Rita de Cássia, maior estátua religiosa da América Latina.
De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2012, sua população é de 36.477 habitantes. Área territorial de 624,390 km².
     

História

                                Em 1831, José Rodrigues da Silva, proprietário da Fazenda Cachoeira aliou-se aos irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha ( conhecidos na cidade como os irmãos Rocha), novos donos de terras na localidade de Malhada do rio Trairi, povoado de Santa Rita da Cachoeira. A escolha do local para a implantação do núcleo populacional foi feita porque na localidade de Cachoeira não havia água suficiente para suprir as necessidades de uma população.
Logo, muitas casas surgiram, de forma alinhada, em torno da capela construída em homenagem a Santa Rita de Cássia, a qual José Rodrigues era devoto. O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e por último, para Santa Cruz.
                               Há uma lenda que justifica a origem do vínculo de Cruz aos nomes dados ao lugar, contada em diversas versões pelos habitantes do município: um missionário, ouvindo falar que os habitantes das ribeiras do rio Trairi sofriam as inclemências das secas, bem como ataques de animais ferozes e que entre eles havia lutas e rivalidades, resolveu visitar o povoado. Chegando lá, mandou fazer uma grande cruz com os ramos de uma árvore chamada inharé. Em frente a capela, um enorme buraco foi aberto e o missionário ordenou que nele todos jogassem suas armas, cobrissem o buraco com terra e ali fincassem a cruz. Então, disse o missionário — “virá um padre, muito estimado, que mandará retirar esta cruz para um monte; não consintam, pois esta é a Santa Cruz do Inharé”. Contam ainda que a árvore inharé era sagrada e que atraía toda sorte de males quando seus ramos eram quebrados. Depois que o missionário ergueu a cruz de Inharé, os malefícios cessaram, as fontes jorraram água e os animais tornaram-se mansos. No ano de 1835, com o nome de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se distrito.
                                    A luta para transformar o distrito em município contou com a participação fundamental do padre Antônio Rafael Gomes de Melo, do Tenente coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e dos fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros. Desmembrado do município de São José de Mipibu, no dia 11 de novembro de 1876, o distrito de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se município.
Em 1890, passou a ser chamado simplesmente de Santa Cruz.



 Matéria retirada de sites e blogs da cidade como:
pt.wikipedia.org/wiki/Alto_de_Santa_Rita_de_Cássia